A coleta seletiva é definida como a coleta de resíduos previamente segregados conforme sua constituição ou composição (Brasil. 2010). A coleta seletiva é abordada como um dos instrumentos da PNRS. A valorização da adoção da coleta seletiva é uma das diretrizes da política. Há previsão de prioridade no acesso a recursos da União para municípios que implantem a coleta com participação as associações de catadores.
As atividades humanas geram resíduos direta ou indiretamente, exigindo práticas adequadas para garantia da sustentabilidade. Estima-se que, no Brasil, cada pessoa gere em média 1,07 kg de resíduos por dia (ABRELPE, 2021). O campus Morro do Cruzeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto, é um ambiente no qual há considerável número de atividades em andamento e circulação de pessoas, configurando assim um cenário de geração de resíduos.
Nesse contexto, a iniciativa de implantação de coleta seletiva no campus Morro do Cruzeiro parte da demanda por ações concretas de gestão ambientalmente correta dos resíduos, visando a contribuição social através do envolvimento das associações de catadores de materiais recicláveis de Ouro Preto no processo.
Os pontos de coleta estão distribuídos pelo campus, com identificação sobre quais materiais são passíveis de serem coletados. Apesar de ser apenas um passo inicial para uma gestão sustentável de resíduos, esta ação tem um papel importante como base para uma série de práticas que a comunidade acadêmica será sensibilizada a adotar.
Os materiais que podem ser descartados nos Ecopontos são:
- Plástico
- Papel
- Papelão
- Vidro
- Alumínio
Não devem ser descartados:
- Pilhas e baterias
- Resíduo eletroeletrônico
- Resíduo contaminado
- Resíduo laboratorial
- Isopor
- Ferragens
- Material orgânico
- Máscaras de proteção individual
Periodicamente, os resíduos são coletados pelas associações de catadores de materiais recicláveis de Ouro Preto. A localização dos pontos de coleta de materiais recicláveis está demonstrada conforme o esquema:
1 – Escola de Minas: Rua Nove, próximo ao portão de acesso ao campus pela Rua João Fernandes Vieira 2 – Portaria 2: Rua Nove, próximo ao Ginásio Poliesportivo 3 – Bloco de Salas de Aula: Rua Dois, próximo ao Ginásio Poliesportivo e a Escola de Medicina 4 – Portaria 3: Rua Onze, próximo à PRECAM 5 – Escola de Nutrição: Rua Dois, próximo ao EDTM 6 – EDTM: Rua Quatro, próximo ao ponto de ônibus 7 – ICEB: Rua Quatro, próximo ao acesso principal do prédio 8 – Centro de Convergência: Rua Quatro, próximo ao acesso ao Banco do Brasil 9 – Restaurante Universitário: Rua Quatro, entre o restaurante e o Departamento de Artes Cênicas 10 – DEGEO: Rua Nove, próximo ao Mirante e à Portaria 3 11 – DEMIN: Rua Nove, próximo à Portaria Principal 12 – Lab. Escola de Minas: Rua Nove, em frente à entrada principal
Imagem: Ponto de coleta do ICEB
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS – ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2021. São Paulo: ABRELPE, 2021.
BRASIL, Lei 12305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 02 maio 2022.