A gestão de resíduos sólidos se apresenta como um desafio para os ambientes de geração, demandando ações diversificadas para se alcançar um gerenciamento sustentável. Dentre as principais ações, a implantação de mecanismos e procedimentos para coleta e destinação adequada dos resíduos se destacam, juntamente com a necessidade de ações para a sensibilização dos geradores.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal 12305/2010) traz diretrizes e instrumentos que devem ser abordados como referência para processos de planejamento e gestão integrada de resíduos. O incentivo à adoção de medidas que levem a padrões de sustentabilidade enlaça os instrumentos incentivados pela lei, visando não somente ações para redução da geração e destinação adequada, mas também o incentivo à articulação entre diversos atores contextualizados na gestão de resíduos, do poder público ao setor empresarial, com estímulos à indústria da reciclagem e integração de catadores. Nesta lei, é retratada a necessidade de incentivos à difusão da informação e capacitação técnica. Associando tais elementos com outros, previstos na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal 9795/1999), evidencia-se a importância da conscientização sobre fatores socioambiental para se alcançar uma gestão de sucesso.
A universidade apresenta um papel fundamental para a sociedade, na promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estas atividades são fundamentais para a formação profissional, desenvolvimento intelectual e tecnológico e integração social do ambiente acadêmico. A geração de resíduos em um campus universitário apresenta impactos sobre o meio humano no qual está inserido, impactando o sistema coletivo de coleta e tratamento de resíduos. Na análise do papel da universidade como local formador de conhecimento, a aplicação de métodos que visem uma gestão eficiente e ambientalmente correta apresenta um potencial impacto sobre o planejamento e gerenciamento de resíduos nas mais diversas esferas dos setores público e privado. Neste contexto, a essência da educação existente no ambiente universitário traz possibilidades para a difusão de conhecimento e sensibilização de seus usuários e geradores de resíduos sólidos.