Eletrocoleta

 

Os avanços tecnológicos promoveram uma série de comodidades que integram o dia-a-dia da maioria das pessoas, sendo os equipamentos eletro-eletrônicos fundamentais para tais rotina. Da mesma forma que é difícil de imaginar a vida atual sem smartphones ou computadores, também é difícil para a maioria das pessoas destinarem os resíduos provenientes de tais equipamentos. O descarte junto aos resíduos domésticos não é adequado, devido a vários componentes que podem ser danosos ao meio ambiente, sobretudo metais pesados. 

Para proporcionar uma alternativa, o PET Ambiental implantou o programa de Eletrocoleta, em parceria com a Chagas. O contêiner para coleta pode receber materiais eletrônicos diversos, sejam de informática, telefonia, impressão e outros equipamento eletrônicos. Há três pontos de coleta: Escola de Minas, ICEB e Bloco de Salas.

A coleta engloba os resíduos: (1) Informática, vídeo e som: computadores, notebook, impressora, aparelhos de DVD e som; (2) Telecomunicações: celulares e telefones; (3) Equipamentos de impressão: cartuchos e toner; e (4) Outros: sanduicheiras, secador, chapa, liquidificador etc.

eletrocoleta

Imagem: Contêiner para a coleta de resíduos eletrônicos