O planejamento é um dos instrumentos existentes para a gestão de resíduos sólidos e representa importância para adequações no gerenciamento e otimização da gestão. Os planos de resíduos sólidos são previsões da lei que fomentam as práticas de gestão e gerenciamento, com base em diagnóstico da situação dos resíduos e no estabelecimento de ações de melhoria junto a indicadores de avaliação de desempenho. A adoção de instrumentos como a coleta seletiva, demanda um planejamento que vise adequações logísticas, estruturais e educacionais para sua efetivação.
O GRUFOP propôs a iniciativa de, juntamente à Renovar Consultoria Jr., desenvolver os planos de gerenciamento de resíduos dos diversos setores atuantes no campus Morro do Cruzeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo inicial é providenciar os instrumentos de planejamento para que a administração dos departamentos e instituições fomentem práticas adequadas de gerenciamento de resíduos. Como objetivo geral, os planos formulados embasarão a construção de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o campus.
Os planos são elaborados através da participação dos membros do grupos, em atividades de visita, observação de não conformidades e discussões com atores envolvidos. Com isso, é possível formular planos abrangindo desde o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos, até a proposta de ações para adequação dos ambientes.
O primeiro plano de gerenciamento foi elaborado e entregue ao Centro de Saúde da UFOP, no mês de agosto de 2022. Além do desenvolvimento do plano, o grupo atua para promover a capacitação dos funcionários quanto ao gerenciamento adequado de resíduos sólidos. A partir desta entrega, outros setores da UFOP terão seus planos de gerenciamento de resíduos elaborados.