
Para que serve a Semana do Meio Ambiente?
A Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída pelo Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981, que estabeleceu oficialmente a data comemorativa, seus objetivos e os responsáveis por conduzir as ações em todo o país. A primeira edição ocorreu de 1º a 5 de junho de 1981 e, desde então, toda a primeira semana de junho é dedicada à promoção de atividades, eventos e debates voltados à conscientização ambiental. O período escolhido coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, fortalecendo o alinhamento do Brasil com as diretrizes globais de preservação ambiental.
O principal objetivo da Semana do Meio Ambiente é estimular a reflexão e o engajamento da sociedade para a proteção do patrimônio natural brasileiro. Por meio de ações educativas, palestras, oficinas, mutirões de limpeza, plantio de mudas, projetos de coleta seletiva e outras iniciativas, busca-se despertar a consciência coletiva para a importância da conservação dos recursos naturais e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia.
No dia 05 de junho, nós, membros do GRUFOP, realizamos uma ação de incentivo à correta separação dos resíduos, por meio de coletores identificados para resíduos orgânicos, rejeitos e recicláveis, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a gestão adequada dos resíduos sólidos e fomentar hábitos mais responsáveis.
Mais do que uma comemoração simbólica, a Semana do Meio Ambiente representa um compromisso com o futuro, reforçando valores de responsabilidade compartilhada, uso racional dos recursos naturais e promoção de uma qualidade de vida sustentável para as atuais e futuras gerações.